O triângulo amoroso da primeira fase da nova versão de Pantanal será composto por Madeleine (Bruna Linzmeyer), José Leôncio (Renato Góes) e Filó (Leticia Salles), os três viverão por algum tempo juntos. Enquanto Madeleine e José Leôncio forem casados, Filó manterá sua paixão escondida, em segredo dos demais, já que ela tem muito respeito pelo casamento do amigo e patrão que desperta sua paixão.
O ator Renato Góes fez um comentário pessoal sobre sua percepção a respeito da vida amorosa do personagem de José Leôncio:
“Leôncio demora muito tempo para entender a importância da Filó na vida dele, e para isso ele precisava ter a Madeleine ali. A Filó é seu porto seguro, sua alma gêmea, a pessoa que ele pode fazer feliz. E ele demora a querer fazer isso. A Filó é a pessoa que merece receber todos os caminhos para felicidade. Uma mulher guerreira, fortíssima, larga tudo, chega grávida com o filho, nunca diz nada. Chega e pede apenas para trabalhar. Trabalha, é uma ajudante, mas também quem manda em tudo na fazenda. É uma mulher forte, guerreira e por toda sua força merece ser feliz”.
A atriz Bruna Linzmeyer também disse o que pensava sobre a paixão de sua personagem, Madeleine:
“Madeleine e José Leôncio vivem um grande amor impossível, como Romeu e Julieta. É um desencontro é cultural. Ele não entende porque ela não pode ficar no Pantanal. E ela não entende como ele não entende como ela não quer ficar no Pantanal. E é muito dolorida essa relação que eles vivem. Os dois são muito duros, eles não conversam. Quando ela chega ao Pantanal, sua vida passa a girar em torno de outra pessoa e eu acho que a amargura da personagem vem nascendo da solidão. Não só do José Leôncio, mas dessa família dos Novaes, que representam um desamparo de todos os lados. Enquanto ela está no Pantanal, longe da família, perde completamente a referência. A única referência que ela tem é a Filó, que é muito diferente dela, e normaliza tudo que o José Leôncio faz”.