Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde

Aviões da FAB iniciam distribuição de vacinas aos estados

avioes-da-fab-iniciam-distribuicao-de-vacinas-aos-estados

As secretarias de Saúde dos estados e do Distrito Federal se preparam para iniciar, ainda hoje (18), a vacinação contra o novo coronavírus (covid-19) com o uso da vacina CoronaVac. A previsão é que a vacinação comece por volta das 17h.

Ontem (17), os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram o uso emergencial da CoronaVac e da vacina da Oxford no país.

De acordo com o Ministério da Saúde, serão distribuídos aos estados 6 milhões de doses da vacina CoronaVac. Durante a manhã, aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) partiram de Guarulhos (SP) em direção a algumas capitais para entregar a vacina.

Aviões comerciais também estão sendo utilizados na entrega da vacina. Também há previsão de distribuição de vacinas por via terrestre.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de vacinas e a expectativa de vacinação por região estão assim divididos: 

Número de pessoas a serem vacinadas em cada região:
Norte: 337.332
Nordeste: 683.924
Sudeste: 1.202.090
Sul: 357.821
Centro-Oeste: 273.393

Quantidade de doses enviadas por região:
Norte: 708.440
Nordeste: 1.436.160
Sudeste: 2.524.360
Sul: 751.440
Centro-Oeste: 574.160

Transporte aéreo

O Ministério da Defesa informou que estão sendo transportados pelos aviões da FAB cerca de 22 toneladas de carga, o que representa um terço de todo esforço logístico previsto para o abastecimento dos estados com a vacina contra o coronavírus.

A pasta disse ainda que a previsão de chegada das aeronaves da FAB será divulgada à medida que decolarem no decorrer desta segunda-feira.

Participam da operação aviões KC-390 Millennium, C-130 Hércules e C-105 Amazonas. Uma aeronave C-97 Brasília também será utilizada a partir da cidade de Manaus para Tabatinga.

Hoje (18/01), um KC-390 Millennium da #FAB decolou às 10h08 de Guarulhos/SP com destino a Goiânia/GO transportando carga das vacinas para combate à COVID-19.Hoje (18/01), um KC-390 Millennium da #FAB decolou às 10h08 de Guarulhos/SP com destino a Goiânia/GO transportando carga das vacinas para combate à COVID-19.

KC-390 Millennium da FAB é carregado em Guarulhos/SP com carga das vacinas para o combate à Covid-19. – Divulgação/Ministério da Defesa

Inicialmente, as aeronaves partiram para o Distrito Federal e para as capitais de 10 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

Os aviões da Força Aérea Brasileira seguirão as seguintes rotas nesta segunda-feira: o C-130 Hércules irá para Guarulhos, Brasília, Manaus, Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco. Duas aeronaves C-97 Brasília decolarão de Manaus, para Macapá e para Tabatinga. O KC-390 Millennium seguirá de Guarulhos para Goiânia, Teresina e Fortaleza. O C-105 Amazonas passará por Florianópolis e Campo Grande, também saindo de Guarulhos.

Transporte terrestre

Para o transporte terrestre da vacina estão sendo utilizados 100 caminhões com sistema de rastreamento e bloqueio via satélite. Até o final de janeiro, mais 50 caminhões serão incorporados à frota.

Para garantir a segurança no transporte, os caminhões também serão acompanhados pelas polícias Federal e Rodoviária Federal.

“A Polícia Federal atuará na escolta das vacinas, utilizando os seus grupos táticos e sendo a responsável pela segurança dos espaços federais de armazenamento”, informou a assessoria.

Além das polícias, o planejamento da operação de segurança da logística de distribuição da vacina está sendo feito em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal e o Ministério da Saúde.

Assim que as vacinas chegarem às capitais, o acompanhamento e segurança serão entregues às polícias locais, que ficarão responsáveis pela segurança na distribuição.

Caberá às secretarias de Saúde de cada estado coordenar o processo de distribuição aos municípios que, por sua vez, executam a vacinação da população.

Neste primeiro momento, serão vacinados profissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas, e a população indígena vivendo em terras indígenas.

(Agência Brasil)

Advertisement

Recomendas

Música

Sergio Mendes, o lendário músico brasileiro, deixou uma marca indelével nos Estados Unidos ao popularizar a Bossa Nova e outros ritmos brasileiros. Com sua...

Cinema

Após o sucesso de Coringa em 2019, dirigido por Todd Phillips e estrelado por Joaquin Phoenix, os fãs ficaram ansiosos para ver o vilão...

Esporte

A temporada da NFL finalmente começou, e logo com uma surpresa: Philadelphia Eagles e Green Bay Packers estão se enfrentando em São Paulo, Brasil!...

Música

Prepare-se para dançar ao som de Alici! A cantora brasileira naturalizada norte-americana acaba de lançar seu mais novo single, intitulado “De Repente”, que já...

Cinema

Prepare-se para uma nova era em Jurassic Park! Depois de emocionar os fãs com a reunião de gerações em Jurassic World: Domínio, a franquia...

Últimas

Famosos

Deolane Bezerra, empresária e influenciadora, foi presa em uma operação realizada pela Polícia Civil de Pernambuco, que investiga crimes de lavagem de dinheiro e...

Curiosidades

Aos 28 anos, Helen Zhao vivia o sonho americano, com um emprego de produtora de vídeos na CNBC. Mas, claro, nem tudo são flores,...

Cinema

O filme A.I. – Inteligência Artificial pode ser considerado um clássico cult hoje em dia, mas nem sempre teve essa reputação. Quando foi lançado...

Curiosidades

Cada vez mais jovens estão deixando os tradicionais app de namoro de lado para tentar a sorte em um cenário um tanto inusitado: os...

Netflix

A Netflix está recheada de novidades para seus assinantes nesta semana, especialmente para quem curte drama policial e produções de alta qualidade. Prepare-se para...

Especial para você

Saúde

Universidade de Oxford divulga resultados de pesquisa e aponta como minimizar o desenvolvimento da doença

Esporte

Tricolor das Laranjeiras precisa reverter o resultado para ficar com a taça

Esporte

Equipe derrotou o rival e conquistou o título pela quinta vez na história

Famosos

Cantora revela alguns esquecimentos, que a tem deixado triste

Famosos

Cantor está internado em hospital com embolia pulmonar

Saúde

Mileide Guedes estava desaparecida desde a madrugada de sábado (2)

Famosos

Cada sessão do tratamento que usa microagulhamento e radiofrequência custa 5,5 mil reais

Bombando

Marissa Dubois é norte-americana e trabalha como modelo e influenciadora digital.

Advertisement