Já pensou em bater um papo com John Cena ou Judi Dench no Facebook e Instagram? Pois agora isso é possível… mais ou menos. Na verdade, são as vozes dos astros, só que geradas por um chatbot de inteligência artificial da Meta. Não exatamente o que você imaginava, mas ainda assim, uma experiência bem inusitada.
A Meta anunciou recentemente que está lançando um recurso que permite conversas em tempo real com vozes de celebridades em seu chatbot Meta AI. Se você achava que conversar com robôs ia ser coisa do futuro distante, a Meta está aqui para provar que o futuro já chegou — e com sotaque britânico, graças à Judi Dench.
John Cena ou Judi Dench? Escolha sua companhia de IA
Com essa nova atualização, os usuários das plataformas da Meta (como Facebook, Instagram, WhatsApp e até o misterioso Threads) podem agora escolher a voz de um chatbot para as conversas. E não é qualquer voz: você pode selecionar entre as versões digitais de John Cena, Judi Dench, Kristen Bell, Awkwafina e Keegan-Michael Key.
Embora seja muito divertido imaginar John Cena te ajudando a decidir o que jantar, vale lembrar que as vozes são apenas imitações geradas por inteligência artificial, e não os próprios atores ao telefone.
Meta AI: O novo “assistente de IA mais usado do mundo” (segundo Zuckerberg)
Durante a conferência Meta Connect, o CEO Mark Zuckerberg fez questão de dizer que o objetivo é que o Meta AI se torne o “assistente de inteligência artificial mais utilizado do mundo” até o fim do ano. Pode parecer uma meta ambiciosa (trocadilho não intencional), mas considerando que mais de 3 bilhões de pessoas usam as plataformas da Meta diariamente, talvez não seja tão absurdo assim.
O que fica no ar, no entanto, é: como será que a Meta vai medir isso? Quantas pessoas realmente vão preferir uma conversa com um robô do que com seus amigos? E mais importante: quantos vão escolher a voz da Judi Dench?
Rivalidade com o ChatGPT: Disputa de voz entre Meta e OpenAI
Enquanto a Meta lança seu modo de voz com celebridades, a concorrente OpenAI não ficou parada. No início deste ano, a empresa lançou um recurso de voz em tempo real para o ChatGPT, mas acabou entrando em uma confusão ao usar uma voz que soava um pouco demais como a da atriz Scarlett Johansson.
A Meta, por outro lado, não está brincando com fogo e firmou parcerias formais com as celebridades para evitar qualquer problema legal. Nada de Scarlett reclamando por aqui!
Influenciadores digitais em versão IA: Agora com vídeo (quase)
Se você achava que os influenciadores já estavam em todos os lugares, prepare-se: agora eles também terão versões de inteligência artificial. Com a nova funcionalidade da Meta, seguidores poderão interagir com versões de IA de seus criadores de conteúdo favoritos em uma espécie de chamada de vídeo, mas com aquela vibe de “quase real”.
Antes, esses influenciadores já podiam criar versões de IA para responder a mensagens de texto dos fãs. Agora, a coisa ficou ainda mais avançada. Vai ser difícil distinguir se você está falando com o verdadeiro influenciador ou com seu clone digital — mas, convenhamos, no fim das contas, qual é a diferença?
Dublagem automática para os vídeos do Reels: Um mundo sem barreiras linguísticas (quase)
Uma das novidades mais práticas anunciadas pela Meta foi a adição de dublagem e tradução automática para os vídeos do Reels. Se você se deparar com um vídeo em espanhol, ele será magicamente convertido para o seu idioma, com direito a sincronia labial e tudo. É como se o Meta AI fosse um dublador profissional, só que sem os longos anos de prática.
Mas o melhor de tudo é que você nem precisa se preocupar com aquelas legendas mal posicionadas. Agora, parece que a pessoa está realmente falando a sua língua. Valeu, IA!
Meta AI também vai gerar imagens para você (querendo ou não)
A Meta está disposta a levar a interação a um novo nível. Se você está sem ideias de conteúdo, o Meta AI vai te ajudar! A empresa anunciou que começará a gerar e compartilhar imagens de inteligência artificial baseadas nos interesses e nas tendências dos usuários. Isso significa que, em breve, o seu feed poderá ser bombardeado por fotos criadas por IA, tudo perfeitamente ajustado ao que você gosta.
Só não ficou muito claro se haverá uma opção para desativar isso. Então, se você prefere ver as fotos dos seus amigos em vez de artes conceituais de robôs, pode ser que precise ajustar algumas configurações.
Óculos de realidade aumentada com tradução simultânea: Fale qualquer idioma (com estilo)
Imagine conversar com alguém que fala uma língua completamente diferente e entender tudo sem precisar de um tradutor. Com os novos óculos de realidade aumentada da Meta, isso será possível. Agora, eles oferecem tradução simultânea para quem estiver usando, transmitindo a tradução direto para os seus ouvidos. É praticamente mágica — ou, no caso, tecnologia de ponta.
Esses óculos futurísticos da Meta podem ser um divisor de águas para quem viaja muito ou tem amigos ao redor do mundo. Não há mais desculpas para não entender o que o garçom disse na sua viagem ao exterior!
Projeto Orion: Os óculos do futuro que parecem saídos de um filme de ficção
Mark Zuckerberg não parou por aí. Ele apresentou o Projeto Orion, um protótipo de óculos de realidade aumentada que promete revolucionar o mercado. Diferente dos atuais headsets de AR, os óculos Orion são transparentes e utilizam hologramas para exibir e-mails, mensagens e até renderizações 3D de amigos flutuando ao seu redor.
Zuckerberg não economizou nas promessas, chamando os Orion de “os óculos mais avançados que o mundo já viu”. Só que ainda não dá para comprá-los — por enquanto, eles estão sendo testados internamente e em breve serão liberados para alguns desenvolvedores criarem aplicativos. Até lá, seguimos na expectativa de um futuro em que nossos amigos poderão literalmente “aparecer” ao nosso lado, mesmo a quilômetros de distância.
Resumo para quem está com pressa
- O Meta AI agora permite conversas em tempo real com vozes geradas por IA que imitam celebridades como John Cena e Judi Dench.
- A funcionalidade está disponível no Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads.
- Mark Zuckerberg disse que o Meta AI pretende se tornar o assistente de IA mais usado do mundo até o final do ano.
- Influenciadores poderão criar versões de IA de si mesmos para interagir com seguidores por chamadas quase por vídeo.
- O Meta AI também vai traduzir e dublar vídeos do Reels automaticamente, ajustando os movimentos da boca para parecer mais natural.
- O Projeto Orion promete óculos de realidade aumentada transparentes que utilizam hologramas para transformar o jeito de ver o mundo.