No mundo do futebol algumas histórias se tornam verdadeiras lendas, enquanto outras ficam escondidas nas páginas do passado. O ano de 1990 foi marcante para a história do São Paulo Futebol Clube, apesar de os torcedores tricolores tentarem a qualquer custo esconder esse momento triste e vergonhoso de sua história, ele está lá, registrado nas páginas de jornais e reportagens de rádio e TV, que teimam em sempre retornar e relembrar os tricolores.
O ano de 1990 trás duas vergonhas na história tricolor, primeiro seu rebaixamento no Campeonato Paulista, até aí nenhum time no mundo está imune a esse tipo de infelicidade, mas depois veio a vexatória virada de mesa de 1991, que até nos faz lembrar a virada de mesa do Fluminense das Laranjeiras, que saltou da série C (terceira divisão) do Brasileiro, diretamente para série A, sem nunca ter pago a série B. Viradas de mesa e arranjos como esse envergonham o futebol brasileiro muito mais do que eventuais rebaixamentos, que acontecem dentro de campo, e fazem parte do esporte.
Contexto Histórico
Na temporada de 1990 do Campeonato Paulista, o São Paulo passou por uma fase tumultuada, enfrentando dificuldades que culminaram com uma péssima posição na tabela. O clube, após uma campanha muito aquém das expectativas, encontrou-se na zona de rebaixamento. A situação desencadeou uma série de debates e discussões sobre o destino do tricolor paulista até os dias de hoje.
O Rebaixamento
As principais fontes jornalísticas que cobriram o campeonato paulista de 1990 (dentre elas O Estado de S. Paulo, a Folha de S. Paulo, a Gazeta Esportiva, a revista Placar, a TV Globo, a TV Cultura, dentre várias outras) possuem registros jornalísticos históricos que atestam que de fato o São Paulo terminou a temporada de 1990 na zona de rebaixamento do Campeonato Paulista, em seguida disputou o torneio de repescagem, e ao final da repescagem foi rebaixado para a série B do Paulistão do ano seguinte.
Com um desfecho trágico, testemunhado por apenas 600 torcedores que foram ao estádio Morumbi, o glorioso tricolor iria disputar a segunda divisão do Paulista em 1991. Os resultados e classificações da época são documentos incontestáveis, provando que o São Paulo ficou entre os times que foram rebaixados à Série B do Paulista.
“Quando cheguei ao São Paulo ele estava na segunda divisão do campeonato paulista e com medo de cair no brasileiro“.
Telê Santana, maior técnico da história do São Paulo, no Roda Viva da TV Cultura
A chegada de Raí e Telê Santana para disputar a série B
Para confirmar que o São Paulo foi de fato rebaixado, e que o resto é fake news, e tentativa desesperada de tentar reescrever a história, dois dos maiores ídolos da história tricolor chegavam ao Morumbi para começar sua vitoriosa carreira em 1991, e ao chegar deram entrevistas para várias rádios e TV, e as perguntas sempre recaiam no como seria o desafio de disputar a segunda divisão do Paulista. De maneira austera Raí e Telê Santana em várias entrevistas alegaram que seria um desafio, mas que acreditavam na recuperação do tricolor. Essas declarações de Raí e do mestre Telê são um balde de água fria em qualquer são-paulino que tenta contestar a verdade histórica.
Anos depois, numa entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura, o mestre Telê chega a contar com suas próprias palavras: “Quando cheguei ao São Paulo ele estava na segunda divisão do campeonato paulista e com medo de cair no brasileiro“.
Virada de Mesa da cartolagem e Final Polêmica
Contudo, uma reviravolta inusitada ocorreu no ano seguinte. Os cartolas mudaram o regulamento da época e criaram uma disputa entre os campeões da Série A e da Série B do Paulistão. Num resultado inusitado para a época o Bragantino sagrou-se campeão da séria A, e o São Paulo por sua vez conquistou o título da série B. Na partida entre os campeões da série A e B, entre Bragantino e São Paulo, o tricolor saiu vencedor. Esse fato peculiar levou os são-paulinos a argumentarem que nunca foram rebaixados, uma vez que fizeram uma “final” e saíram vencedores. Mas existem inúmeros comprovantes de que na verdade, no ano de 1991, o São Paulo disputou a série B (segunda divisão) do campeonato paulista.
A Controvérsia Continua
A polêmica sobre o rebaixamento do São Paulo em 1990 persiste, dividindo opiniões entre torcedores, historiadores e amantes do futebol. Enquanto alguns consideram a conquista de 1991 como prova de que o clube nunca esteve na Série B, outros argumentam que o rebaixamento é uma realidade que não pode ser apagada pelos feitos subsequentes.
Nunca Rebaixado? A maior Fake News do futebol brasileiro
Apesar de o São Paulo ser um dos clubes mais vitoriosos do Brasil, não está imune a episódios controversos em sua rica história e o rebaixamento do Paulistão de 1990 é um fato incontestável. O debate sobre o rebaixamento de 1990 permanece vivo, torcidas organizadas do tricolor até ostentam faixas com “Jamais Rebaixado”, mas trata-se apenas de uma peça de marketing. O rebaixamento do São Paulo é fato normal do futebol, não clube está imune, nem os maiores do mundo, já a virada de mesa de 1991 é um fato vergonhoso do nosso futebol, e pode ser comparado com a virada de mesa do Fluminense, o tricolor das Laranjeiras, que foi rebaixado pra série B do Brasileirão, depois para a C, e que saltou direto da C para A numa virada de mesa da cartolagem, que até hoje mancha a história do Fluminense.