A Rede Globo anunciou que Ali Kamel, atual diretor-geral de Jornalismo, deixará seu cargo em dezembro de 2023. Isto porque parte para assumir a recém-criada função de coordenador do Conselho Editorial do Grupo Globo. Aliás, grupo atualmente presidido por João Roberto Marinho. Então, Kamel expressou o desejo de se afastar das funções executivas após 34 anos de serviço no Grupo Globo, incluindo 22 anos em posições de liderança.
Ali Kamel já tem substituto
O novo diretor-geral de Jornalismo da Globo será Ricardo Villela, que é parceiro de Ali Kamel desde 2005 e atual diretor-executivo de Jornalismo da emissora. Al;em disso, Villela possui um histórico sólido, tendo atuado em diversas funções importantes ao longo de sua carreira na Globo.
Em janeiro, a diretoria-executiva de Jornalismo será ocupada por Miguel Athayde, que atualmente lidera a GloboNews. Assim, Vinícius Menezes, atual diretor regional de jornalismo no Rio de Janeiro, assumirá a liderança da GloboNews, enquanto Marcio Sternick assumirá a liderança da redação no Rio de Janeiro. Essas mudanças representam uma reorganização estratégica na liderança do jornalismo da Globo.
O diretor-presidente do Grupo Globo, Paulo Marinho, comunicou oficialmente a saída de Ali Kamel da direção de jornalismo.
Confira o comunicado de Paulo Marinho:
Caras equipes,
Em julho do ano passado, Ali Kamel procurou a mim e ao João Roberto Marinho para falar de planos para o futuro. Após intensos 34 anos dedicados a funções executivas no Grupo Globo, 22 deles na Globo, disse que gostaria de desacelerar. Passada a surpresa inicial, já que Ali está no auge de sua capacidade de pensar jornalismo e gerir redações, procuramos entender suas motivações. Em primeiro lugar, o desejo de experimentar uma rotina diferente da exigida pelos desafios diários dos cargos de liderança em jornalismo. Ao Ali, nunca faltou entusiasmo pela profissão. Seu grau de comprometimento e dedicação sempre foi extremo, sua lista de realizações, enorme. Era natural que chegasse o dia em que desejasse mais tempo para outras atividades. Em segundo lugar, a certeza de ter desenvolvido profissionais capazes de seguir praticando um jornalismo baseado na pluralidade, isenção e busca pela apuração precisa dos fatos. Ali é um construtor de equipes. Tem uma rara capacidade de explanar cada movimento, sempre amparado em análise minuciosa de fatos e opiniões. E essa qualidade facilitou muito a elaboração de sua sucessão, da qual falaremos mais adiante.
Veja mais sobre Globo nestas notícias e fotos:
- Leilane Neubarth passa mal ao vivo na GloboNews. Jornalista foi atendida no canal e liberada para casa
- Amor Perfeito: confira o resumo do capítulo de hoje. Gilda (Mariana Ximenes) prepara uma vingança contra Marê
- Xuxa emociona apresentadores do “É De Casa”. Eterna Rainha dos Baixinhos foi a convidada no programa deste sábado (19)
- Tela Quente: Hoje, 19/06, Globo exibe Pureza, drama real sobre escravidão. Dira Paes revive história real sobre escravidão em Pureza