Esperto, dócil e muito talentoso, ele rouba a cena na trama. Saiba mais sobre esse astro da TV
Basta o burro Policarpo aparecer em cena, em Êta Mundo Bom!, para arrancar sorrisos de todo mundo em casa. Ele é um personagem fundamental na trama de Walcyr Carrasco, por assumir a função de melhor amigo do protagonista, Candinho (Sergio Guizé). O rapaz chega até conversar com o animal e entende todas as ideias do bicho. E Policarpo tem até uma música na trilha sonora da novela. A nova versão da canção Meu Policarpo, interpretada por Sérgio Reis, foi feita exclusivamente para a novela. A letra da música foi composta para o filme Candinho (1954), uma das obras em que Walcyr se baseou para escrever a trama das 6.
Talento em cena
Policarpo, na verdade, se chama Juca. Com sete anos de idade, o bichano estreia na TV. Para participar da novela, Juca teve que passar por um teste. Ele foi escolhido entre três burros e, além da beleza, seu trunfo foi ter respondido rapidamente aos comandos da equipe de produção. Com seu charme natural, Juca é tietado pelos colegas de trabalho. “Ele é mais inteligente do que eu (risos). A gente aproveita o que ele tem para oferecer. Até o que dá errado, acaba dando para aproveitar e fica engraçado. Candinho vê o Policarpo como seu melhor amigo. Rola uma química”, diz Sergio Guizé. Gravar com um burro pode parecer um desafio, mas Juca se comporta muito bem. “Ele é dócil, está acostumado com o convívio de pessoas. Aliás, adora ter sempre gente por perto”, afirma a Central Globo de Comunicação.
Cuidado especial
Mas, apesar de todo o cuidado, podem acontecer imprevistos. “Na cena em que Sandra (Flávia Alessandra) o beijava, ele tinha que ficar de lado, mas na hora do ‘gravando’ mudava de posição. Todos caíram na gargalhada. E quando Juca fica parado no estúdio, esperando pra gravar, adora receber um carinho bem gostoso como quando escovam os pelos dele”, afirma a assessoria da novela. Para manter uma saúde impecável, Juca se alimenta de capim e cenoura, seu petisco favorito. O astro vive num rancho na zona Oeste do Rio, próximo aos Estúdios Globo. E passa pouco tempo nas gravações, apenas o necessário para a realização das cenas. Além disso, profissionais cuidam, não apenas dele, mas também dos outros animais da novela antes, durante e depois da gravação. Adestradora, veterinário e o dono do bicho garantem que sai tudo bem. Eles merecem!