Atriz está de volta ao trabalho e contou sua experiência de como superou a doença
A atriz Luciana Vendramini foi uma das convidadas do programa Encontro apresentado por Fátima Bernardes nesta quinta-feira (20). A atriz participou da brincadeira do ‘TBT’ e Fátima mostrou uma foto de família com Luciana ainda criança. Ela também falou sobre um momento difícil em sua vida, quando sofreu de TOC, e revelou que está finalizando um livro sobre o tema.
“Fui segurando o livro, porque ele está pronto já tem 10 anos. A gente supera, eu superei. Me tratei, virei quase uma PhD no assunto porque ajudo muita gente, ministro muita palestra. Acho muito importante, no meio desse turbilhão de coisas que está acontecendo no mundo, a gente falar de saúde mental.”
“Não tem mais porque ter tabu com isso. Todo mundo na família tem uma pessoa com depressão, com TOC, bipolar, ansiedade. E por que ter esse medo? A gente tem medo porque vai ser julgada. ‘Isso é frescura, você é bonita, você não precisa ter isso, vai ter um livro, vai fazer terapia, terapia é coisa de gente louca’. Então a gente ouve esses clichês totalmente errados”, explicou a atriz.
Luciana afirmou que um dos maiores problemas de quem sofre do mal é o de se abrir e falar sobre sua condição. E foi isso que aconteceu com ela. Ela falou também sobre os rituais do TOC.
“Tentei esconder muito tempo, tinha muita vergonha. Eu tive todos da cartilha. Todos e mais alguns que não estão cadastrados. A minha vida se resumiu em dormir, acordar, tomar banho e voltar a dormir. Isso tudo levava 24 horas”, relembrou.
A atriz relembrou emocionada a importância que teve a sua irmã naquele momento.
“O importante, quando comecei a me tratar, foi quando assumi pra minha família. A única pessoa que sabia era minha irmã, que ela salvou minha vida. A Miriam assistia uma impotência horrorosa”, disse.