Emissora emitiu nota afirmando que caso será apurado
Uma polêmica está causando burburinho na mídia envolvendo a poderosa Rede Globo. Segundo o colunista Leo Dias, que entrou em contato com a Globo após receber a informação de uma denúncia que teria chegado à ouvidoria da emissora, foi denunciado um caso de assédio na emissora, com a prática conhecida como “teste do sofá”. A emissora se pronunciou sobre o assunto, fato raro nestes casos, e afirmou que começará uma investigação interna. Em uma nota oficial a Globo se pronunciou:
“A Ouvidoria do Grupo Globo é um canal aberto para denúncias de violação às regras do Código de Ética da empresa. É garantido sigilo aos relatantes, razão pela qual a Globo não comenta nem divulga a esse respeito. Mas reafirma que relatos referentes a assédio, moral ou sexual, são apurados com rigor, sendo adotadas as medidas cabíveis”, diz a nota.
O “teste do sofá”, como é conhecido, é a forma como se denomina o caso em que um ator ou atriz é obrigado a ter relações sexuais com alguem em um cargo maior na hierarquia da empresa para conseguir um trabalho. A eterna Rainha dos Baixinho Xuxa Meneghel chegou a revelar que sofreu esse assédio no início da carreira. Em entrevista para Rodrigo Faro, a loira revelou o assédio antes de assumir o “Xou da Xuxa”. Ela foi assediada por um diretor que a convidou para o “teste do sofá”, e quando recusou o “convite” recebeu ameaças do mesmo contra sua carreira que estava no início.