O repórter brasileiro Hugo Bachega, correspondente da BBC em Kiev, na Ucrânia, foi surpreendido por um míssil disparado por foças russas, durante uma entrada ao vivo nesta segunda-feira, 10 de outubro. Ao avistar o artefato, ele rapidamente abandou a transmissão.
Bachega relatou o susto ao G1. “Não tem nenhum movimento aéreo em Kiev, helicópteros ou aviões. Então qualquer movimento no céu chama a atenção. Eu vi na hora algo que parecia um míssil e, quando notei o que era e que ele atingiu uma ponte, então sai da posição e fui buscar abrigo”, contou o jornalista, que estava acompanhado do cinegrafista.
O repórter contou que ele e o colega desceram até um abrigo subterrâneo no hotel, e de lá passaram a fazer as transmissões.
O míssil avistado por Hugo Bachega foi o primeiro de uma série de bombardeios lançada pela Rússia nesta manhã após um “período de calmaria” de três meses sem ataques.
“A cidade voltou ao normal, com restaurantes, bares. Tem o toque de recolher, que é às 22h (no horário local), mas há uma sensação de calma estranha, porque muita gente conhece pessoas que estão na batalha. Mas em Kiev, esse ataque quebra um pouco essa normalidade agora”, contou.
Ainda de acordo com o portal, este ataque foi um dos piores bombardeios à capital ucraniana desde o início da invasão russa ao país vizinho. Até o fechamento desta nota, a polícia contou 11 mortes (todos civis) e 64 feridos.
O presidente russo Vladimir Putin alegou que os mísseis lançados nesta segunda-feira são uma “forte resposta” ao bombardeio de uma ponte na Crimeia no último sábado, 8 de outubro, a península ucraniana anexada pela Rússia em 2014. Putin acusou o país adversário pela autoria da explosão e ameaçou um onda de novas investidas.
Também vimos Ucrânia nestas notícias e fotos
Mamãe Falei: Arthur do Val convidado para A Fazenda, segundo colunista. O ex-deputado está inelegível por oito anos após polêmica na Ucrânia . Veja mais sobre Ucrânia nessa notícia.
Ucrânia: Itamaraty instrui embaixador brasileiro a retornar a Kiev. O Itamaraty instruiu o embaixador brasileiro Norton de Andrade Mello Rapesta a retornar à capital da Ucrânia, Kiev, onde funciona a embaixada brasileira no país. Rapesta e parte da equipe diplomática deixaram a cidade no início de março, devido à ofensiva militar da Rússia contra a Ucrânia. Em nota divulgada nesta terça-feira (26), o Ministério das […]. Veja mais sobre Ucrânia nessa notícia.
Ucrânia: não haverá cessar-fogo sem a recuperação de territórios. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que um acordo de cessar-fogo com a Rússia sem a retomada de territórios perdidos apenas prolongará a guerra, de acordo com uma entrevista para o Wall Street Journal nesta sexta-feira (22). O líder alertou que um acordo que permita que a Rússia mantenha territórios ucranianos tomados desde a […]. Veja mais sobre Ucrânia nessa notícia.