Fãs da série “Sob pressão’’ já podem controlar a ansiedade e comemorar. A quinta temporada da produção estreia nesta quinta-feira, 2, no Globoplay e terá dois novos episódios liberados por semana na plataforma. Neste novo momento da história, os profissionais do hospital Edith de Magalhães vão lidar com questões mais complexas, e a saúde mental e emocional terá destaque especial.
— Os médicos estão doentes, além das pessoas que chegam para serem atendidas. Todos passam por problemas profundos. Eu acho essa temporada uma das mais bonitas e sensíveis — antecipa Julio Andrade, o Evandro da série.
Nesta quinta-feira, 2, estreiam os dois primeiros episódios no Globoplay. Serão sempre dois episódios semanais, num total de seis semanas. Na próxima segunda-feira, 6 de junho, o primeiro capítulo passa na Globo no “Tela quente”.
O personagem dele, aliás, terá uma trama especial. O reaparecimento de seu pai, vivido pelo ator Marco Nanini, mexerá com sua cabeça. Havia 20 anos que eles não se viam, e o filho volta a encontrá-lo, agora com Alzheimer.
Para além da ficção, família foi um tema que esteve mais presente do que nunca para Julio nesta nova temporada de “Sob pressão”. Além do irmão, Ravel Andrade, de 28 anos, que interpreta Evandro mais jovem, ele viu o filho, Joaquim, de 7, atuar pela primeira vez, interpretando seu personagem na infância.
Foi um privilégio ter um registro das três gerações. Joaquim chegou com uma responsabilidade no set. Fiquei impressionado — confessa Julio, ressaltando que a cena de seu filho é inspirada numa história que aconteceu de verdade, quando o menino cortou o queixo e levou alguns pontos: — Joaquim foi muito corajoso (quando precisou do atendimento na vida real), não chorou, e eu quase desmaiei… Todas as experiências em hospital são assunto pra gente na série. Contei isso para o Lucas (Paraizo, autor de “Sob pressão”), e ele falou do desejo de ter o Joaquim em cena. Comentei com meu filho, que aceitou prontamente. Eu disse que teria texto, mas ele respondeu: “Tudo bem, pai”.
Julio costuma dirigir alguns episódios da série. O que conta com a participação do menino, fruto da relação com a também atriz Elen Clarice, no entanto, não foi assinado pelo artista. Ainda assim, Julio foi convidado a comandar a sequência específica de Joaquim para coroar a parceria.
Além do ineditismo de contracenar com o filho, o ator e diretor conseguiu trabalhar pela primeira vez com outros profissionais de longa estrada, que fazem participações nesta temporada, como o próprio Nanini, Tony Ramos e Irene Ravache.
— Fiquei mais nervoso e preocupado quando tive que dirigir esses atores. Como vou chegar e falar com esses caras? Eles já chegam sabendo, com muita propriedade. Então, você vai devagarinho. Mas eles gostam de ser dirigidos, assim como eu — compartilha Julio.